terça-feira, 21 de novembro de 2017

Dados estatísticos da última década confirmam o eucaliptal como cultura de elevado risco em Portugal

Os mais recentes dados (2007-2016) são fornecidos pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e pela Associação da Indústria Papeleira (CELPA).


Na última década (2007-2016) acentuou-se a tendência de risco associada às plantações de eucalipto em Portugal (cf. linha ponteada).


Com o aumento da expansão desta espécie exótica no país, o risco foi tornando-se mais notório. Esta situação denota, sem margem para dúvidas, a incompatibilidade de uma utilização segura, sustentável e socialmente responsável desta cultura em Portugal.

Aos dados da última década (2007-2016) acrescem os divulgados pela Comissão Técnica Independente, constituída por decisão da Assembleia da República, designadamente quanto ao grande incêndio de Pedrogão Grande, de junho de 2017.


Com efeito, o eucalipto esteve presente em quase 50% da área ardida.


O Governo e o Parlamento, para uma verdadeira reforma nas florestas têm de tomar medidas que assegurem a segurança de pessoas e bens, a utilização sustentável dos recursos naturais, entre eles o solo e os hídricos, bem como, responsabilizar social e criminalmente quem estiver na origem do aumento do risco no Território, seja em que nível estiver na cadeia de produção.

Neste contexto, a ACRÉSCIMO torna clara a necessidade de reforço do autoabastecimento por parte da indústria papeleira, para níveis próximos dos 50%, dando azo ao anúncio de maior segurança das plantações industriais. Acresce a necessidade de exigir uma avaliação financeira e comercial na validação e aprovação de ações de (re)plantação com eucalipto, no âmbito do regime jurídico aplicável, bem como, da exigência de planos de gestão associados a estas plantações, por cujo acompanhamento possa ser responsabilizado um técnico superior qualificado. As plantações ilegais de eucalipto, em especial as realizadas após 17 de outubro de 2013, devem merecer responsabilização acrescida, incluindo a criminal.

A manutenção de uma área de risco, que cresceu sem qualidade, apenas para satisfazer interesses de mercado da indústria papeleira (maior oferta, menor custo de aquisição), tem hoje, e mais ainda no futuro, um risco socialmente inaceitável.


Sem comentários:

Enviar um comentário