terça-feira, 8 de março de 2016

The Navigator Company: práticas desleais nos Estados Unidos

O Departamento de Comercio dos Estados Unidos determinou a aplicação de procedimentos anti-dumping ao grupo papeleiro Portucel Soporcel, agora The Navigator Company. Esta ocorrência, em decisão definitiva, reforça as preocupações antes manifestadas pela Acréscimo sobre os impactos desta pratica da empresa num destino primordial para as exportações nacionais, incluindo as de base florestal, e sobre a produção florestal nacional.

Em decisão definitiva, o Departamento de Comércio dos Estados Unidos confirmou a prática de dumping pela agora The Navigator Company no mercado norte americano.

A empresa é a única da Europa envolvida num processo mais vasto, que engloba ainda empresas da industria papeleira da China e da Indonésia, entre outros países.

Sendo o mercado norte americano um espaço primordial para as exportações portuguesas, incluindo as de base florestal, como as de papel, mas também as da cortiça e de mobiliário, esta prática desleal não transmite uma imagem positiva das empresas portuguesas e europeias.


O impacto das medidas corretivas que venham a ser adotadas pelas autoridades norte americanas, pode servir de motivo, pela empresa a operar em Portugal, para fazer repercutir os danos desta sua pratica na produção de rolaria de eucalipto nacional, já de si sujeita a mercados a funcionar em concorrência imperfeita. Importa, pois, que o Governo acautele eventuais danos na produção nacional, com consequências para a Sociedade, designadamente no agravamento do risco de propagação de incêndios. Afinal de contas, Portugal é hoje um país em desflorestação (perde em cada ano o equivalente à área de Lisboa). Importa não piorar a situação dos espaços florestais nacionais.


Sem comentários:

Enviar um comentário